Sétima Mostra Ecofalante homenageia Chico Mendes e conta com mais de 120 filmes

Por: GIFE| Notícias| 04/06/2018

Está disponível a programação da sétima edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O destaque desta edição será a homenagem ao Chico Mendes. O objetivo é relembrar sua trajetória e atualizar a importância do seu legado que serão apresentados nos filmes Chico Mendes, Eu Quero Viver e Crianças da Amazônia, além de um debate no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. 2018 completa 30 anos da morte do seringueiro.

Com entrada gratuita, a grade de atividades conta com exibição de mais de 120 filmes, além de rodas de debate, que acontecerão entre os dias 31 de maio e 13 de junho. Nesta edição, a competição latino-americana de cinema ambiental será dividida em programas. São eles: “Panorama Histórico: Retrospectiva Werner Herzog”; “Homenagem: Chico Mendes”; “Panorama Internacional Contemporâneo”; “Experiência Sensorial”; “Competição Latino-Americana”; “Concurso Curta Ecofalante”; “Sessão Infantil”; “Mostra Escola”; e “Programa Ecofalante Universidades”.

Cada um tem características próprias e trarão novas vivências aos visitantes. Em “Experiência Sensorial”, por exemplo, a Ecofalante, em parceria com o Greenpeace Brasil, irá oferecer uma experiência multissensorial de realidade virtual, que irá transportar as pessoas para dentro da aldeia indígena Sawré Muybu, do povo Munduruku, na Amazônia. A proposta é que os espectadores consigam entender a luta desse povo para preservar o território, como manter o Rio Tapajós sem barragens.   

A temática indígena também é abordada no filme “Xavante: Memória, Cultura e Resistência”, que faz parte dos nove curta-metragens selecionados. Contradições do espaço urbano e mitologia de culturas tradicionais foram outros tópicos que ganharam destaque.

Participe

A programação completa das películas, que pode ser acessada neste link, traz uma breve descrição, os principais envolvidos na sua realização, prêmios recebidos e um trailer de cada produção. As informações sobre o local e horário de exibição ficam localizadas no final da página do filme.

Crianças também poderão aprender sobre questões socioambientais contemporâneas na sessão de curta-metragens infantis. Ao todo, são seis filmes, vindos do México, Estados Unidos, Chile, França, Holanda e Brasil, que tratam de questões variadas, como uma jornada pelas águas do Rio São Francisco, a luta por direitos indígenas, tradições camponesas chilenas, entre outras.

Os debates também são divididos por programas. Dentro de “Panorama Internacional Contemporâneo”, por exemplo, acontecerão discussões sobre trabalho, preservação, consumo, cidade, campo, povos e lugares. Ainda, na aba programação, é possível filtrar atividades por data e local de exibição.  


Apoio institucional