Websérie debate estratégias do ISP para fortalecimento de lideranças negras e práticas de inclusão

Por: GIFE| Notícias| 05/06/2023
Caminhos: trilhas coletivas pela equidade racial

Arte: Andriy Onufriyenko/Getty Images.

A Fundação Tide Setubal lançou nesta segunda-feira (5) a segunda temporada da websérie “Caminhos: trilhas coletivas pela equidade racial”, disponível no canal Enfrente no YouTube. São quatro episódios com duração de dez minutos cada, reunindo depoimentos de especialistas nos campos da política, do investimento social privado (ISP) e recursos humanos, além de lideranças apoiadas pela Plataforma Alas.

O lançamento ocorreu no seminário Plataforma Alas em Debate, em São Paulo (SP). O objetivo é incentivar os atores do ISP e profissionais de Recursos Humanos a trabalharem pela promoção da equidade racial em cargos de decisão, através de programas de fortalecimento de lideranças negras e desenvolvimento de políticas e práticas que incentivem a diversidade e inclusão. 

Entre os temas do seminário: “Qual o compromisso do RH com a trajetória de pessoas negras?”; “Como equilibrar a atuação do ISP e a urgência do tempo na agenda de equidade?”; “Existência, resistência e presença de lideranças negras”. 

De acordo com dados do Instituto Ethos, profissionais negros no setor privado ocupam somente 4,7% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do país – o número é três vezes menor do que o de pessoas brancas. As mulheres negras representam 9,3% das funcionárias dessas companhias e estão apenas em 0,4% dos altos cargos.


Apoio institucional