Relatório da Oxfam: concentração de poder e avanço das desigualdades 

Por: GIFE| Notícias| 29/01/2024

“Desde 2020, os cinco homens mais ricos do mundo duplicaram suas fortunas. No mesmo período, quase cinco bilhões de pessoas em todo o planeta ficaram mais pobres”. A partir dessa denúncia, o mais novo relatório da Oxfam busca apresentar soluções para o desenfreado avanço da concentração do poder no mundo corporativo, enquanto a maioria da parcela mundial perece com o aumento da desigualdade. 

Intitulado “Desigualdade S.A. – Como o poder corporativo divide nosso mundo e a necessidade de uma nova era de ação pública”, o relatório foi publicado em janeiro de 2024 e apresenta dados surpreendentes a respeito do avanço de uma “oligarquia global”, em que um pequeno grupo de bilionários controla parte importante da economia. Ainda de acordo com o estudo, nos próximos 10 anos poderá surgir o primeiro trilionário do planeta, enquanto que a superação mundial da pobreza levará cerca de 230 anos. 

Defendendo um “aumento radical da igualdade”, o documento apresenta alguns caminhos resolutivos. Dentre eles, planos concretos de combate às desigualdades pelos governos mundiais, bem como uma medição dos impactos das políticas públicas. Nesse sentido, o G20 – grupo que reúne as maiores economias do mundo – é mencionado junto à Cúpula do Futuro da ONU, como partes fundamentais no alinhamento de países do Norte e Sul Global pela busca de um mundo menos desigual. 

Além disso, também são apresentadas três propostas para conter o poder das grandes empresas: revitalizar o Estado, que inclui o fortalecimento e o bom fornecimento de bens públicos à população; a regulação das empresas também pelos Estados e a reinvenção dos negócios de forma que os Estados redirecionem o setor privado.

Confira o relatório completo aqui


Apoio institucional