Editais da ONU selecionam projetos contra tortura e escravidão

Por: GIFE| Editais| 19/02/2018

 

Dois editais da Organização das Nações Unidas (ONU) estão com inscrições abertas: o Fundo Voluntário de Combate às Formas Contemporâneas de Escravidão e o Fundo Voluntário para as Vítimas de Tortura.

As regras para as duas chamadas são semelhantes. Em primeiro lugar, os prêmios só serão concedidos a organizações que oferecem assistência direta à vítimas. O tipo de assistência oferecida pode ser: médica, psicológica, legal, educacional ou social.

Para o Fundo direcionado à vítimas de tortura, podem participar da seleção somente organizações não-governamentais com, pelo menos, dois anos de experiência na promoção de reabilitação para vítimas de tortura e parentes, como OSCs, centros de reabilitação, fundações, associações de vítimas, hospitais públicos e privados e clínicas. Ainda, será dada prioridade à projetos implementados no Oriente Médio, norte da África, América Latina e Caribe e Ásia Central.

É importante que os projetos demonstrem uma abordagem centrada na vítima, com assistência prestada sem discriminação de raça, cor, gênero, idioma, religião, política e outros fatores.

O edital concederá de 30 mil até 100 mil dólares. Entretanto, organizações que estão participando pela primeira vez da seleção podem pedir financiamento de até 50 mil dólares. Ainda, a quantia solicitada não pode exceder dois terços do orçamento total se o projeto for desenvolvido em áreas de interesse da ONU, como uma forma de encorajar outros meios de financiamento.

Já para o Fundo direcionado à combater formas contemporâneas de escravidão, podem participar somente organizações não-governamentais que atuem contra: escravidão tradicional; servidão; trabalho forçado; trabalho infantil; casamento precoce e forçado; venda de esposas e viúvas; tráfico de órgãos; escravidão sexual; exploração comercial sexual de crianças em conflitos armados e outras violações que envolvam características de posse, controle e violência.

As solicitações de financiamento podem variar de 15 mil a 30 mil dólares. Nesse caso, a mesma regra se aplica: o valor requisitado à ONU não deve ser superior a dois terços do orçamento total do projeto, de forma que esse não fique totalmente dependente do fundo.

Inscreva-se

As inscrições podem ser realizadas em inglês, francês ou espanhol para ambos financiamentos até o dia 1º de março na plataforma da ONU (disponíveis em dois links: para tortura e para formas de escravidão).


Apoio institucional