Encontro na USP vai debater pesquisa, sustentabilidade e relação do meio ambiente com crescimento econômico

Por: GIFE| Notícias| 13/08/2018

Entre os dias 26 e 28 de setembro, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP) será palco do primeiro Encontro Regional na região sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).

O encontro, que terá como tema “Sustentabilidade e Interdisciplinaridade: avanços e desafios para o desenvolvimento”, tem como objetivo divulgar a produção de pesquisas e conhecimento e ser um espaço de debate sobre ambiente e sociedade, com enfoque nas características e desafios da região sudeste.

Entre palestras e mesas-redondas, a ideia é que pesquisadores renomados e profissionais ainda em formação dos programas de Pós-Graduação, de redes e grupos de pesquisa possam se reunir para discutir a relação entre crescimento econômico e a questão ambiental. Nesse sentido, a presença de representantes de diferentes áreas possibilitará o debate sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e a relação entre pessoas e o meio social, cultural, político e econômico onde estão inseridas.

Programação

As seis mesas-redondas do evento terão os temas: Cidades e as mudanças climáticas; Energia e meio ambiente; Uso das terras e serviços ecossistêmicos: pesquisa e políticas públicas; Plásticos, cidades e ambiente marinho; Mercado e sustentabilidade; e Água na macrometrópole e seus desafios.

O evento também será dedicado à apresentação e exposição de trabalhos de pesquisadores, pós-graduandos e graduandos. Os interessados inscreveram sua produção em um dos 17 Grupos de Trabalho (GTs). Entre as possibilidades estão Políticas de controle de poluição do ar; Água, território, redes e governança; Água, poluição e saneamento básico como vetores da sustentabilidade; Poluição das águas costeiras e marinhas; Biodiversidade e uso da Terra; Biotecnologia e segurança alimentar; Mudanças climáticas; Tecnologia de baixo carbono; Estudos climáticos e paleoclimáticos, entre outros. A lista de trabalhos selecionados será divulgada em breve.

A programação preliminar do encontro pode ser consultada neste link. Em breve, a lista completa de atividades, com dias e horários, será divulgada no site.

Como participar

Para participar do Encontro Regional, é preciso realizar inscrição em uma das três categorias: filiado individual, programas filiados e não filiados. Até o dia 10 de setembro, os valores variam entre R$ 100 e R$ 500. De 10 a 28 de setembro, o investimento sofrerá um reajuste. Todos os detalhes podem ser consultados no site. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas na aba ‘contato’ ou pelo e-mail [email protected].

 


Apoio institucional