Jovens brasileiros são os mais preocupados com a segurança cidadã entre países de língua portuguesa e espanhola, aponta pesquisa

Por: GIFE| Notícias| 03/10/2022
jovens

No Brasil, 95% dos jovens afirmam que a segurança cidadã é uma das coisas mais importantes na vida, ficando atrás apenas da família (99%), saúde (98%) e educação (98%). É o maior índice dentre os jovens ibero-americanos, segundo aponta o relatório Jovens na Ibero-América 2021, realizado pelo Observatório da Juventude na Ibero-América, promovido pela Fundação SM.

A segurança cidadã é um conjunto de práticas e estratégias que asseguram proteção coletiva e comunitária para o exercício da cidadania, com o intuito de fortalecer a democracia. Embora 67% dos jovens no país afirmem confiar nas Forças Armadas, 60% na polícia – apesar de 30% declararam ter presenciado violência policial– ; 47% no sistema judiciário, apenas 17% confiam nos partidos políticos e 31% no governo. 

A partir de entrevistas com 13.500 jovens de todos os estratos sociais no México, Peru, República Dominicana, Chile, Brasil, Argentina, Equador, Colômbia e Espanha, com idade entre 15 e 29 anos, o relatório aponta uma análise do cotidiano da juventude nesses países. 

Com os resultados é possível, por exemplo, traçar alternativas e projetos que possam pensar a questão da violência no ambiente de trabalho ou nas escolas, fator de preocupação de 32% dos jovens que já presenciaram maus-tratos nestes ambientes.


Apoio institucional