Percurso formativo para empreendedores das periferias de São Paulo tem inscrições abertas

Por: GIFE| Editais| 02/03/2020

Foto retirada do site Lab NIP – Negócios de Impacto da Periferia

Um programa de apoio e fortalecimento destinado exclusivamente a empreendedores da periferia. Essa é a proposta do Lab NIP, que até 16 de março recebe inscrições para selecionar até 30 negócios de impacto das periferias de São Paulo. 

A iniciativa da Articuladora NIP, fruto da parceria entre A Banca, Artemisia e Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVcenn), conta com apoio de parceiros como Instituto Humanize, Fundação Arymax, Fundação Via Varejo e AZ Quest. Juntas, as instituições têm como objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que acreditam que seus negócios podem fazer a diferença e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações residentes em diferentes periferias da cidade. 

O percurso formativo com duração de cinco semanas contará com a realização de dois workshops presenciais (em abril e junho, em São Paulo), cada um com duração de dois dias, além de encontros online temáticos. Vale reforçar que para receber o certificado de participação é necessário que ao menos um empreendedor de cada negócio participe dos dois encontros presenciais. 

Empreendedores e negócios que se destacarem no percurso formativo poderão passar por um novo processo de avaliação. As promotoras do programa irão selecionar até seis empresas para obter acompanhamento personalizado durante seis meses da Escola de Negócios Empreende Aí, além de doação de capital semente de R$ 15 mil pela A Banca. 

Seleção 

A seleção de até 30 empreendedores será dividida em três etapas, sendo a primeira delas a realização de entrevistas via internet ou telefone. O perfil dos aprovados nessa fase será avaliado pelo comitê julgador. 

Na última etapa, os negócios serão classificados de acordo com cinco critérios: negócios criados e com atuação nas periferias da cidade de São Paulo; potencial de impacto socioambiental e resolução de desafios nesse âmbito com melhoria da qualidade de vida da população local; empreendedores com real intenção de causar impacto social positivo; estágio de maturidade do negócio com, no mínimo, protótipo do produto ou serviço já desenvolvido; e modelos de negócio com potencial de rentabilidade. 

A divulgação dos negócios selecionados acontecerá até meados de abril. 

Inscrições 

Interessados em participar devem realizar sua inscrição mediante o preenchimento do formulário

Todas as regras da chamada estão disponíveis no regulamento. Eventuais dúvidas podem ser consultadas no FAQ ou encaminhadas para o e-mail [email protected]


Apoio institucional