Prêmio da UNESCO seleciona projetos que usam tecnologia e comunicação para melhorar educação

Por: GIFE| Notícias| 22/10/2018

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para a edição 2018 do King Hamad Bin Isa Al-Khalifa ICT in Education Prize. A premiação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) tem como objetivo reunir bons projetos que usam tecnologias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem na era digital, assim como expandir oportunidades de acesso à educação ao redor do mundo.

Relacionado diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que versa sobre “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, o prêmio possui um tema a cada edição desde quando foi criado em 2005.

Em 2018, o tema é “O uso de tecnologias inovadoras de informação e comunicação para garantir educação aos grupos mais vulneráveis”. Nesse sentido, serão priorizados projetos desenvolvidos em torno das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicados para vencer barreiras de infraestrutura, reduzir custos de acesso, promover inovações do aprendizado online, entre outras ações.

Instituições, indivíduos ou organizações não governamentais que tenham desenvolvido ações ou programas com uso criativo das TICs para garantir educação para grupos vulneráveis podem participar da chamada. Entretanto, inscrições diretas não serão aceitas. É preciso que os candidatos sejam nomeados pelo governo de um país membro da UNESCO ou por uma organização que seja parceira oficial da UNESCO (confira lista).

As ações devem ser realizadas há pelo menos um ano para avaliação dos resultados até o momento. Além desse, outros critérios serão considerados como inovação e sustentabilidade do projeto. O júri internacional selecionará dois projetos vencedores. Cada um receberá um diploma, 25 mil dólares e um reconhecimento durante a cerimônia de premiação que acontecerá em março de 2019 em Paris, na França.

Os critérios e regras de inscrição estão disponíveis neste link. As inscrições devem ser feitas no site da UNESCO até 31 de outubro. Todas as informações sobre o prêmio estão no site. Eventuais dúvidas podem ser consultadas no documento de perguntas frequentes.


Apoio institucional