Prêmio do UBS busca reconhecer empreendedores sociais e aumentar escala de iniciativas

Por: GIFE| Editais| 19/03/2018

 

Estão abertas as inscrições para a nona edição do Visionaris, prêmio do UBS, banco suíço de investimento, sobre empreendedorismo social. Realizada desde sua criação, em 2004, em parceria com a Ashoka, a premiação tem como objetivo reconhecer empreendedores sociais de destaque e incentivar o surgimento de novas ideias para solucionar ou amenizar problemas sociais complexos.

A partir desse ano, o prêmio será realizado no modelo “Desafio”. Com o tema “Melhorando a escalabilidade”, os proponentes devem inscrever projetos que, a partir de uma proposta inovadora, foram bem sucedidos na elaboração de uma solução para um desafio específico, seja ele social ou relacionado à própria organização, de forma que o recurso financeiro do prêmio seja utilizado para expandir tal iniciativa.

Ao todo, serão quatro finalistas. O grande vencedor do prêmio irá receber 25 mil dólares (aproximadamente R$81.500), que devem ser aplicados para colocar em prática o modelo de escalabilidade proposto no projeto. Além disso, a organização também será convidada a apresentar sua ideia no UBS Global Philanthropy Forum, evento que acontecerá em novembro na Suíça, com a reunião de 150 investidores sociais de todo o mundo. Os outros três projetos receberão 5 mil dólares (cerca de R$16.400).

Seleção

Vale ressaltar que podem participar da seleção somente os candidatos que se dedicam em tempo integral às suas respectivas iniciativas desde, pelo menos, janeiro de 2016.

A seleção será feita em duas etapas. As inscrições gerais deverão ser realizadas até às 18h do dia 23 de março pelo site do UBS. Nessa fase, serão levados em conta critérios como: impacto social alcançado, desafio de escalabilidade enfrentado, explicação e justificativa do modelo de escalabilidade escolhido, entre outros.

Já as dez organizações selecionadas para a segunda fase deverão enviar a documentação necessária até o dia 27 de abril. O resultado dos pré-selecionados será comunicado por email ou telefone. Esse grupo receberá um treinamento, em São Paulo, sobre apresentação de projetos e a relação com investidores sociais.

A formação irá culminar na apresentação das propostas para o comitê de seleção, formado por diretores do UBS e outros especialistas, no dia 26 de junho. O resultado final, por sua vez, será comunicado durante a cerimônia de premiação, que será realizada em São Paulo com data a ser definida.

Sobre

As regras sobre o prêmio estão dispostas no site do UBS. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para a equipe da ponteAponte, empresa responsável pela pré-seleção de candidaturas, e da UBS pelos emails: [email protected],  [email protected] e [email protected].


Apoio institucional