Tecnologias sociais: transformando o Brasil pelo desenvolvimento sustentável
Por: Fundação Banco do Brasil| Notícias| 16/07/2018A Agenda 2030 é um plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU) que envolve diversos setores da sociedade em busca da erradicação da pobreza e fome, proteção do planeta, paz e liberdade para as pessoas. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas anunciadas em 2015 remetem a uma proposta que contempla a participação coletiva no processo de garantia dos direitos humanos, assim como igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
A vinculação direta dos ODS às 986 tecnologias sociais presentes no Banco de Tecnologias Sociais atesta o reconhecimento destas soluções e metodologias para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030. As tecnologias sociais aliam saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico respeitando o requisito de serem efetivas e reaplicáveis.
Um bom exemplo de tecnologia social é o das Cisternas de Placas Pré-moldadas com a participação coletiva na sua construção e a diminuição dos problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido. Esta metodologia está vinculada ao ODS 6 – água potável e saneamento.
Esta correspondência atesta o alinhamento da Fundação Banco do Brasil com a Agenda 2030, conforme descrito no Plano Estratégico Trienal (2016-18). A Fundação BB havia participado em 2012 da Rio + 20, atuando no sentido de contribuir com o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Esta aproximação foi intensificada no Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social de 2017 estando o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como um dos parceiros do processo seletivo e de certificação.
Destaques da vinculação:
- ODS 4- Educação de Qualidade é o objetivo mais presente no BTS, identificada em 516 tecnologias sociais;
- ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico está conectado com 413 tecnologias sociais;
- ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima está presente em 378 iniciativas;
- ODS 6 – Água Potável e Saneamento está relacionado em 95 tecnologias sociais;
Plataforma de Filantropia pelos ODS
O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) realizou o levantamento do investimento social privado realizado no Brasil em 2016. Os números anunciados em publicação internacional atestam que a Fundação BB realizou neste período juntamente a outras 172 instituições o aporte de R$ 3 billhões em variadas causas, destacando as áreas de educação e desenvolvimento da juventude. A Plataforma disponibiliza informações elaboradas a partir de pesquisa sistematizada e de larga escala conectada aos ODS.
Esta plataforma de cooperação internacional permite o acesso à informação sobre as ações dos parceiros, com atualização em tempo real. A Plataforma é liderada pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud).