Retrospectiva redeGIFE: As principais publicações e pesquisas sobre o Investimento Social Privado em 2023

Por: GIFE| Notícias| 18/12/2023

A produção de conhecimento do e sobre o setor foi intensa. Confira destaques entre os estudos e pesquisas lançados neste ano. 


∠ Estudo do Unicef, com apoio da Fundação Vale, sobre pobreza de crianças e adolescentes 

As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, uma realização do Unicef com apoio da Fundação Vale, apontou que o Brasil tem 32 milhões de crianças e adolescentes vivendo na pobreza multidimensional.

∠ Nos 20 anos da Lei que estabelece o ensino da cultura e história afro-brasileira, pesquisa aborda implementação nas redes municipais

O Instituto Alana e o Geledés Instituto da Mulher Negra coletaram dados sobre a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas municipais do país. 

∠ Estudo aponta barreira para periferias acessarem recursos filantrópicos no Brasil

Periferias e Filantropia: as barreiras de acesso aos recursos no Brasil” faz um panorama das organizações que se localizam nas periferias do país apontando um cenário preocupante.

∠ Pesquisa do Instituto Beja mostra que há espaço para crescimento das doações no Brasil

O estudo “O Futuro da Filantropia no Brasil: Contribuir para a Justiça Social e Ambiental”, lançado pelo Instituto Beja, mostrou que as doações no Brasil ainda são baixas, com um total estimado de US$ 4 bilhões em repasses anuais. 

∠  Estudo projeta cenários para a Nova Economia da Amazônia Legal em 2050
Nova Economia da Amazônia (NEA)”, realizado pelo WRI Brasil em parceria com 76 pesquisadores de várias regiões, projeta cenários levando em conta o Acordo de Paris, adotado em 2015.

∠ Guia apresenta estratégias para auxiliar investidores a acelerar doações plurianuais e flexíveis

Traduzido pelo GIFE com o Edge Funders Alliance, o “Acelerando doações equitativas” apresenta recursos, exemplos e pontos de partida para auxiliar investidores a superar preconceitos e barreiras.

∠ Projeto disponibiliza acervo digital gratuito para educação antirracista nas escolas

Buscando apoiar a educação antirracista nas escolas, o Observatório Anansi lançou o acervo especial: “Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisas e Materiais”, que conta com mais de 50 produções diversas.

∠ Livro – O manual “Por uma infância escrevivente: práticas de uma educação antirracista” é voltado para educadores de todo o Brasil e disponibiliza materiais para estudo e construção de atividades pedagógicas de combate ao racismo em sala de aula. 

∠ Guia – A ação conjunta entre Unicef, a Undime e o Itaú Social resultou no desenvolvimento do guia “Papel das organizações da sociedade civil no enfrentamento da exclusão escolar”, com o objetivo de incentivar diversos atores da comunidade e poder público a se aliarem na luta pela superação dos índices de abandono e evasão escolar. 

∠ Websérie debate estratégias do ISP para fortalecimento de lideranças negras e práticas de inclusão

A Fundação Tide Setubal lançou a segunda temporada da websérie “Caminhos: trilhas coletivas pela equidade racial”, disponível no canal Enfrente no YouTube.

∠ 84% dos brasileiros realizaram algum tipo de doação em 2022

A terceira edição da Pesquisa Doação Brasil, publicada pelo IDIS, mostrou que, em 2022, 84% dos brasileiros acima de 18 anos realizaram algum tipo de doação, maior percentual registrado pelo levantamento até agora.

∠ Fortalecimento institucional é prioridade para 74% das organizações de filantropia independente no Brasil

A primeira edição do estudo “Filantropia que Transforma”, lançado pela Rede Comuá, traz um panorama atualizado da filantropia independente no Brasil.

∠ Pesquisa reforça o papel do investimento social privado em prol dos direitos da criança e do adolescente

Lançada pela Rede Temática de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (RTGDCA) do GIFE, a pesquisa “Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente – Desafios, realizações e perspectivas de fortalecimento” mostrou uma tendência dos conselhos de cidades brasileiras em buscar no investimento social privado (ISP) caminhos de fortalecimento institucional.

∠ Pequenas ONGs e a captação via editais

Produzida pela Iniciativa Pipa e pela Phomenta, “Pequenas ONGs e a captação via editais”, traz, dentre algumas das suas constatações, como o tamanho e a estrutura da OSC têm impacto direto na capacidade de obter recursos via editais.

∠  Pesquisa inédita realizada pelo GIFE mostra que emendas parlamentares não têm chegado a municípios mais carentes de atenção primária à saúde

Intitulada “Emendas na saúde: reduzindo desigualdades”, o levantamento realizado pela Rede Temática de Saúde do GIFE aponta que as emendas parlamentares para atenção primária à saúde não têm sido direcionadas a municípios mais vulneráveis.

∠ Fundação Otacílio Coser lança mapeamento de organizações voltadas a oportunidades para as juventudes

Realizado pela Fundação Otacílio Coser com apoio do GIFE, a primeira edição do Mapeamento pelas Juventudes possui informações de 92 organizações do terceiro setor. 


Apoio institucional